Max Trombini

Max Trombini

Conheça a trajetória de Max Trombini, uma das personalidades de Ubatuba, um exemplo de superação, que se tornou conhecido em várias partes do mundo, carregando a bandeira de nossa cidade e de nosso país. Milton César Maximiano Trombini, nasceu em Ubatuba, em um bairro simples e passou por muitas dificuldades em sua infância e adolescência.

Max Trombini - MXT ACademy
Max Trombini – MXT Fight Academy

Seu “renascimento” foi quando conheceu o judô, uma mudança de paradigma em sua vida, que lhe trouxe equilíbrio, sucesso, e assim teve sua história contada em livro, em filme e hoje seus conhecimentos e técnicas, são transmitidos em palestras e na MXT Fight Academy.

Max Trombini é 4º grau de judô, 6° grau de jiu-jítsu, diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos – SP, onde treinou por longo período e ministra aulas de jiu-jítsu e judô. Max não reside permanentemente em Ubatuba, mas sua família nesta cidade se encontra, e ele mantem os laços de amor e gratidão a Ubatuba, com visitas frequentes, sendo caiçara com muito orgulho, como ele mesmo demonstra.

Conheça Max Trombini, nesta entrevista concedida ao programa “Por Você” – SBT:

Entre suas maiores realizações no universo esportivo, destacamos o ano de 2007, quando ministrou aulas de “ne-waza” (técnicas de luta no solo), para a seleção brasileira de judô e outras 25 seleções do mundo, entre as quais, França, Japão, Rússia, Alemanha, Inglaterra e Israel. Max também é responsável pela formação técnica de alguns dos principais nomes do jiu-jitsu, incluindo campeões regionais, nacionais, continentais e mundiais.

Formado pelo EMPRETEC, curso para a formação de empreendedores, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil aplicado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Max realiza palestras motivacionais e de autodefesa em empresas e órgãos públicos.

Livro Aprendiz de Samurai
Livro Aprendiz de Samurai

APRENDIZ DE SAMURAI – O LIVRO
O livro, escrito pelo próprio Max, narra a vida de um homem, que desde cedo teve de conviver com a rejeição paterna, mas que encontrou no avô materno, Benedito, o pai que precisava e o exemplo a seguir.

Quando Benedito (que anestesiava sua dor pelo abandono do pai biológico) morreu, vítima de câncer, Max viu sua infância pobre e feliz se transformar em uma adolescência turbulenta.

A ausência do avô e o descaso do pai, que até então não fizera falta se transformam no fantasma do jovem, que se revolta contra tudo e todos, e só se reencontra por meio do esforço da mãe e pelo judô, que dá ao menino rebelde um sonho: ser atleta olímpico. Através dele, Max ganha uma porção de pais sob o título de Sensei e, com o tempo, amadurece e também ganha consciência de que a maior conquista não está nas medalhas, nas glórias esportivas, mas em ser o homem, em ser o pai que, se não fossem o avô e os mestres do judô, ele não saberia ser.

Max Trombini e Edson Conti
Max Trombini e Edson Conti (Curiosidades de Ubatuba)

Nas páginas deste livro, nosso personagem reflete sobre tudo o que aprendeu. Relata as lições que colecionou ao longo do tempo e reafirma sua crença na coragem, na disciplina, na fé e no amor pela família. A repercussão do livro foi tão grande que ganhou uma versão em japonês, levando assim, esta história para a “Terra do sol nascente”. O livro “Aprendiz de Samurai” deu vida ao filme “A Grande Vitória”.

A GRANDE VITÓRIA – O FILME
A Grande Vitória é um filme brasileiro de 2010, escrito e dirigido por Stefano Capuzzi estrelado por Caio Castro e Sabrina Sato. Conta a história real de Max Trombini, um judoca brasileiro que teve uma infância humilde e perturbada (com abandono do pai quando ainda era criança, brigas na escola e a morte do seu maior incentivador, o avô (que o criou até os 11 anos, juntamente com sua mãe), e que conseguiu se tornar um dos maiores treinadores de judô do Brasil.

Veja “trailer” de apresentação do filme:

Na trama, acompanhamos Max (Felipe Falanga), um garoto criado pela mãe (Suzana Pires) e pelo avô paterno (Moacyr Franco) com carinho, mas a falta do pai sumido acaba por levar o menino por um caminho cheio de raiva. Tentando canalizar isso para um lado positivo, Max é colocado para treinar judô sob a supervisão de um sereno sensei (Tato Gabus Mendes). A partir daí, o rapaz, posteriormente vivido por Caio Castro, passa a ver no esporte uma saída para “ser alguém na vida”.

A Grande Vitória - Max Trombini
A Grande Vitória – O Filme

Elenco

  • Caio Castro como Max Trombini
  • Sabrina Sato como Alice
  • Suzana Pires como Teresa Trombini
  • Moacyr Franco como Benedito Trombini
  • Domingos Montagner como César Trombini
  • Ken Kaneko como Sensei Umakakeba
  • Tato Gabus Mendes como Sensei Josino
  • Felipe Folgosi como Flávio
  • Rosi Campos como Diretora Célia
  • Tuna Dwek como Maria José
  • Max Trombini como Professor Ariovaldo
  • Felipe Falanga como Max (criança)

O filme contou com o apoio da CBJ – Confederação Brasileira de Judô.

MXT FIGHT ACADEMY
Max Trombini viveu momentos difíceis em sua infância e encontrou na luta (judô / jiu-jitsu) um norte para superar as adversidades. Equilíbrio físico, mental e espiritual proporcionaram autocontrole, resiliência, disciplina e motivação para seguir neste caminho.

Pensando em todos esses benefícios, Max Trombini compartilha essa experiência vencedora através da luta, para que você possa ser transformado. Criou então a MXT Fight Academy, que é mais do que uma academia de artes marciais, ela adota a luta como um estilo de vida.

MXT Fight Academy
MXT Fight Academy

A academia oferece estrutura física, médica e técnica para você conquistar melhores resultados no esporte e na vida. O Método MXT oferece treinamento técnico inteligente e qualificado, capaz de atender as necessidades e objetivos individuais, melhorando a saúde e o desempenho nos esportes e na vida. Os alunos recebem orientação nutricional, medicina esportiva, “coaching training”, fisioterapia, massagem e treinamento funcional específico pós lesão.

Lema da MXT Academy
Lema da MXT Fight Academy

Missão: Desenvolver treinamentos com excelência em técnicas através de uma metodologia. Com preparação física específica para cada modalidade, profissionais renomados, equipamento de qualidade visando obter os melhores resultados com segurança.
Visão: Ser referência no segmento de academia de lutas, reconhecida pelo seu público por formar campeões em todos os sentidos: físico, mental e espiritual, transformando a luta em um estilo de vida.
Valores: Qualificação dos colaboradores, confiança, comprometimento, respeito, bom humor e “bushido”(*).

MXT Fight Academy
Rua Clodomiro Amazonas, 477 – Itaim Bibi / SP
Contato: (11) 2894-7661
atendimento@mxtacademy.com
https://www.facebook.com/mxtacademy
https://www.instagram.com/mxtacademy/
www.mxtacademy.com

Max, teve o prazer de reunir sua mãe e seu pai, e descreveu assim: “Para muitos uma foto, para mim um encontro que só aconteceu depois de 49 anos (29/12/2017), abraçar meu pai e minha mãe!”

Max Trombini
Max com sua mãe e seu pai – Imagem extraída de https://www.instagram.com/maxtrombini/

(*) Bushido (武士道; 武士 = Guerreiro, 道 = Caminho) : “O Caminho do Guerreiro” é o código de honra e ética dos samurais. A filosofia do samurai incorpora disciplina, autocontrole, código de honra e de conduta, que são as máximas que regulamentam a vida dos samurais. Tais ensinamentos também vêm sendo usados como orientação para empresários e executivos na gestão de um negócio.

Fontes das Informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Grande_Vit%C3%B3ria
Livro ‘Aprendiz de Samurai – Uma História Real”
https://www.instagram.com/maxtrombini/
https://www.atendevoce.com.br/itaim/mxtacademy.html
https://cinemacomrapadura.com.br/criticas/331788/a-grande-vitoria-2014-drama-esportivo-nao-e-um-ippon-mas-funciona/
https://cbj.com.br/noticias/2890/caio-castro-interpretara-judoca-max-trombini-no-cinema.html