Navio Veleiro Cisne Branco em Ubatuba

O navio veleiro Cisne Branco (U-20), também conhecido como embaixada flutuante da Marinha do Brasil, esteve em Ilhabela e Ubatuba para comemoração da Semana Internacional de Vela. O Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas em torno do mundo e a sua missão é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais e ocasionalmente é utilizado como navio-escola.

Navio Veleiro Cisne Branco

A embarcação amanheceu em Ubatuba no dia 10 de julho de 2016 e esteve fundeada nas imediações do Saco da Ribeira e Praia da Enseada, durante o dia realizou uma velejada até a Praia do Itaguá na Baía de Ubatuba, sendo aberta à visitação pública.

A embarcação esteve pela primeira vez em Ubatuba graças a um esforço do Capitão Anídio, que aproveitou a vinda agendada do Cisne Branco em Ilhabela. A filmagem realizada por Anderson Bardul (https://goo.gl/NA6iDk) está fantástica.

História
O projeto deste navio veleiro inspirou-se no dos “clippers” construídos no final do século XIX. A embarcação foi encomendada pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Foi construído no estaleiro Damen Shipyard, em Amsterdã, no tempo recorde de um ano e três meses, teve a quilha batida em 9 de novembro de 1998 e sendo lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa, mesmo dia da partida da Armada de Pedro Álvares Cabral.

É a terceira embarcação e o segundo veleiro a ostentar esse nome na Armada Brasileira, em homenagem ao Hino da Marinha Brasileira, com esse título. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz travessia e um bom augúrio.

Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), tendo participado de todas as celebrações na costa brasileira.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/NVe_Cisne_Branco_(U-20)