Uma piscina de água salgada
Já ouviu falar da Piscina Artificial do Condomínio da Praia de Santa Rita?
Memórias do passado e Curiosidades de Ubatuba 🌊
Nem tudo que marcou época ainda existe…

No condomínio da Praia de Santa Rita, havia uma atração que, apesar de não ser tão antiga, ficou na memória de muitos: uma piscina artificial que por anos foi muito frequentada e virou ponto de visitação e curiosidade.
A chegada terrestre a este local era por uma trilha muito rápida (cerca de 2 minutos), a partir de uma das entradas dentro do condomínio. Após a breve caminhada, temos uma costeira enorme de pedra com um visual incrível ornamentada com muitas pedras. A pequenina faixa de areia que tinha no local, teve uma adaptação de alvenaria, se transformando em um formato de “piscina”, represando as águas cristalinas com areia branca ao fundo, e assim propiciando melhor proveito do espaço,

A divulgação do local trouxe movimento, pessoas, fotos e boas lembranças — mas também problemas. Infelizmente, no início de 2019, o local foi. Era um cenário muito bonito para fotos cinematográficas. Nem sempre as intervenções humanas na natureza produzem bons resultados. A piscina artificial de água salgada construída na Praia de Santa Rita, em Ubatuba, teve seus momentos positivos e chegou a ser um atrativo para muitos visitantes. Porém, com o tempo, o grande fluxo de pessoas acabou gerando problemas, especialmente pelo acúmulo de visitantes, que passou a incomodar os moradores da região.

O caso mostra como alterações no ambiente natural, mesmo quando bem-intencionadas, podem trazer consequências inesperadas e reforça a importância de buscar equilíbrio entre turismo, natureza e qualidade de vida da comunidade local.
É uma pena que um espaço tão marcante não tenha sido preservado, pois hoje faria parte da história recente de Ubatuba, como tantas outras atrações que o tempo levou, mas que seguem vivas na memória de quem conheceu. Você chegou a visitar esse lugar?