Praia da Boa Vista (ou Praia do Gerônimo)

A pequenina Praia da Boa Vista (também chamada de Praia do Gerônimo), está localizada na região sul de Ubatuba, na mesma península que se encontra a Praia de Santa Rita. Ela tem seu acesso terrestre bloqueado por uma propriedade particular e, pelo mar, também é difícil de chegar, por causa das pedras.

Praia da Boa Vista – Imagem de @caminhos.do.sup

Então é uma raridade que pouquíssimas pessoas conhecem. Mesmo os moradores mais antigos da cidade, nunca ouviram falar. No canto direito da praia, um pouco a frente na costeira, temos um enorme píer de pedra, uma construção que impressiona.

A Praia da Boa Vista tem apenas trinta metros de extensão,  em suas laterais há um pouco de Mata Atlântica, mas atrás é cercada pelo jardim de uma bela casa ali instalada. Um funicular (tipo um bondinho!) foi construído para os proprietários da casa subirem e descerem até a praia. Não tem nenhuma cerca separando a praia do jardim da casa, mas há muitas placas avisando que ali é uma propriedade particular.

Praia da Boa Vista Imagem de @caminhos.do.sup

A aproximação pelo mar de Stand Up Paddle deve ser feita com muita cautela. A profundidade não é grande e tem muitas pedras no fundo do mar. è necessário ir desviando de cada uma até chegar próximo da beira da praia.

Praia da Boa Vista ou do Geronimo
Praia da Boa Vista ou do Gerônimo – Imagem de @brunoamirimagens

São tantas pedras que elas fazem uma espécie de muro, não dando pra passar remando por ponto algum. Então o melhor é descer, onde já der pé, e levar a prancha por cima das pedras até a faixa de areia.

Imagem aérea da península onde está a Praia da Boa Vista. Imagem: @marco.antoniodjr

Com a maré alta, a praia desaparece e obviamente, não possui nenhuma estrutura de turismo, hospedagem ou alimentação. É um cantinho de Ubatuba, muito bonito, mas torna-se interessante apenas para os que realmente desejam conhecer as mais de 100 praias catalogadas que a cidade oferece.

Vem pra Ubatuba?
Seja bem vindo, e pedimos que nos ajude na orientação para que as pessoas respeitem a natureza. Sabemos que não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas infelizmente ainda vemos muitos rastros deixados nas praias, trilhas e cachoeiras.

Devemos tratar a natureza como extensão de uma casa bem cuidada, e pequenos gestos de preservação fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Respeite os animais silvestres, afinal você é o intruso no ambiente deles. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós!

Fontes de informações e imagens:
http://maisubatuba.com.br/novo/?page_id=1498
https://caminhosdosup.com.br/4-praias-de-ubatuba-de-sup/