Praia das Galhetas

A Praia das Galhetas é a primeira praia de Ubatuba, vindo de Caraguatatuba e está situada a 32 km ao sul do centro da cidade. Faz divisa com a Praia de Tabatinga de Caraguatatuba.

Praia das Galhetas

A Praia das Galhetas é composta por três praias de extensão pequena com estreita faixa de areia de composição monazítica. Rodeada por empreendimentos náuticos e de turismo, ao seu redor, temos uma costeira com um grande número de caraguatás, planta que deu origem ao nome de Caraguatatuba.

O caminho a Praia das Galhetas pode ser feito simplesmente a partir do canto esquerdo da Praia de Tabatinga, ou por uma estrada estreita e pavimentada, que inicia-se na rodovia Rio-Santos, vindo de Caraguatatuba, um pouco antes do portal de Ubatuba. São cerca de 8 minutos de carro até a praia, e no percurso são encontrados muitos ubás (palavra indígena que significa flechas ou canas silvestres e que deu origem ao nome de Ubatuba).

Praia das Galhetas

Mantendo-se na “estradinha” passa-se o trevo de acesso para Praia da Figueira e da Ponta Aguda (à esquerda), e no final, é só estacionar o veículo antes de um portão de ferro e descer poucos degraus para se alcançar a primeira formação da Praia das Galhetas. Neste local temos a divisa geográfica dos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba.

Praia das Galhetas

De um lado do riacho (Rio Tabatinga), a primeira formação da Praia das Galhetas (que também é chamada de Prainha da Tabatinga) e do outro lado, a Praia de Tabatinga, ocupam a mesma extensão de praia. Na frente destas praias avistamos a Ilhabela, e mais próximo à esquerda, a Ilha do Tamanduá, e como infraestrutura, temos um quiosque, aberto especialmente nos feriados e temporadas.

Praia das Galhetas

O acesso para as outras duas formações da Praia das Galhetas, é por dentro de uma propriedade particular, feito a pé, após contornar o portão de ferro e caminhando pela estrada de terra (Estrada das Galhetas). Um pouco antes do final do percurso, temos o acesso a segunda praia, que assim como as outras formações de praia, com a maré alta desaparece. A última praia tem uma residência particular, e ruínas de um cais que no passado, serviu para o trânsito de mercadorias e escravos.

Praia das Galhetas

A Praia das Galhetas e o bairro da Tabatinga nasceram do cultivo de bananas, mandiocas, madeiras, das atividades de pesca e canas que abasteciam as fazendas da região. A Praia das Galhetas é muito procurada para o banho de mar, em função de seu ambiente tranquilo, e dispor de um mar calmo e limpo, e os principais frequentadores são os moradores e turistas que vêm de Caraguatatuba.