Você sabia que a maior rebelião mundial de presos, aconteceu em Ubatuba?

Você sabia que a maior rebelião mundial de presos, aconteceu em Ubatuba?

A Ilha Anchieta está localizada apenas à 600 metros do continente, e é uma das principais atrações de Ubatuba. Antiga Ilha dos Porcos, é conhecida pela beleza de suas praias selvagens, trilhas, locais de mergulho e também pelas ruínas de um antigo presídio estadual.

Ruínas do Presídio
Ruínas do presídio na Ilha Anchieta

A estrutura da ilha era dividida entre Presídio, Vila de moradores e Vila do quartel, e as celas do presídio foram construídas de modo a formar um pátio retangular. Era nesse pátio que os presos se reuniam, a maioria de alta periculosidade. No início da década de 1950, estavam confinados na ilha, cerca de 453 presos, e havia bastante animosidade entre grupos rivais, que se enfrentavam no pátio. Os cerca de 50 policiais tinham grande trabalho para conter estes conflitos, sendo o principal líder dos presos, o perigoso João Pereira Lima, o “Pernambuco”.

Em 1952 aconteceu a rebelião e foi a maior evasão de detentos da história carcerária mundial, pois todas celas foram abertas e os detentos tiveram a oportunidade de escapar. Relatos de presos se entregando e de presos fiéis ao presídio, lutando ao lado dos policiais são encontrados até hoje em obras que tratam do assunto.

Saibam mais detalhes deste assunto em: https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/a-maior-rebeliao-de-presos-da-historia-mundial-ilha-anchieta/