Praia da Fazenda

A Praia da Fazenda está localizada a 36 Km do centro de Ubatuba, e já foi eleita uma das 10 mais bonitas praias do Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo jornal inglês “The Guardian“.

Praia da Fazenda

O acesso à Praia da Fazenda é a partir da rodovia Rio-Santos, através de uma pequena estrada de terra, até a sede administrativa do Núcleo Picinguaba, que integra o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Neste local deve-se estacionar o veículo e seguir a pé, um curto caminho até a praia.

É uma praia preservada originalmente, com grande extensão, cerca de 3,5 Km, que dispõe de areias claras, águas normalmente mornas, de ondas suaves, completamente transparente e limpa, própria para banhistas, náutica e surf.

Praia da Fazenda

No canto direito da praia, temos uma bica d`água e o início de uma trilha que realizada em cerca de 40 minutos chega-se até a Praia Brava da Almada, No caminho desta trilha passamos por outra praia deserta de Ubatuba, a pequenina Praia da Taquara que tem uma pequena faixa de areia, com várias pedras em seu entornos e que desaparece quando a maré está cheia.

Praia da Fazenda - Vista da Estrada para Picinguaba

No canto esquerdo da praia temos o Rio da Fazenda de águas cristalinas, que na maré baixa pode ser atravessado tranquilamente. Interessante que do outro lado da margem deste rio temos uma pequena faixa de areia que dá origem ao nome de outra praia de Ubatuba: Praia das Bicas.

Praia da Fazenda

A filmagem aérea a seguir (realizada com drone), mostra a beleza da natureza preservada da Praia da Fazenda:

Uma natureza com tanta beleza que chamou a atenção de diretores de cinema, que a escolheram como cenário de filmagens para as minisséries “A Muralha”, “A Casa das Sete Mulheres”, ambas da rede Globo e do episódio infantil “Ilha Ratimbum”, da TV Cultura.

Praia da Fazenda - Ubatuba

A Praia da Fazenda está inserida em uma área de preservação ambiental, recompensando o turista com o canto dos pássaros, sendo um local propício para caminhadas, relaxar e sossego, com total respeito a flora e a fauna.

Praia da Fazenda

Na região, vive um núcleo de pescadores, e a falta de quiosques se por um lado pode afastar quem não está a fim de carregar sua própria cadeira, água, guarda-sol e geladeira, garante o sossego e a garantia de natureza preservada.

Praia da Fazenda - Vista Aérea

No Rio da Fazenda também se realiza um passeio ecológico, uma Trilha Fluvial serpenteando as regiões de mangue, permitindo vivenciar o movimento natural da mata de restinga, supervisionado pelos monitores do PESM.