Praia da Justa

A Praia da Justa está localizada aproximadamente a 28 Km do centro de Ubatuba, sendo acessível a partir da entrada para a Praia do Ubatumirim, no km 22 da BR 101 (rodovia Rio-Santos).

Praia da Justa

Além da chegada por embarcação, temos duas possibilidades de acesso a esta praia, sendo que com a maré baixa, a melhor opção é ir caminhando a partir do canto direito da Praia de Ubatumirim, cruzando um riacho (Rio da Onça), entrando na praia e contornando a costeira, com a água aproximadamente na altura dos joelhos / quadril, sempre tomando cuidado com as pedras submersas. Esta chegada à Praia da Justa impressiona.

Praia da Justa

Em caso de maré alta, a melhor opção é o acesso por trilha de nível fácil, sendo basicamente uma subida e descida de morro, com linda visão das montanhas da Serra do Mar e cerca de 18 minutos de caminhada. Esta trilha inicia-se no canto direito da Praia de Ubatumirim, beirando o Rio da Onça e atravessando uma pequena ponte antes de entrar na trilha, ou então pode-se iniciar a trilha na pequena rua de terra (acesso a Praia de Ubatumirim).

Trilha Praia do Ubatumirim – Praia da Justa

A Praia da Justa é pouco visitada, tem cerca de 200 metros de extensão, mar calmo, areia fina, costeiras rochosas, entorno arborizado, sendo ótima para os banhistas, praticantes de snorkeling, SUP, caiaque e pesca.

São vários pontos de sombra, algumas casas de pescadores, e no canto direito, disponibilidade de água doce, através de um córrego que deságua no mar. Neste canto direito temos também o acesso a uma trilha antiga que leva para as Praias de Surutuba e até o Rio Quiririm, que ao atravessá-lo (sendo um dos poucos rios de Ubatuba que não dá pé), estamos ao lado do campo de futebol na Praia da Puruba.

Praia da Justa

Rodeada pelo verde da Mata Atlântica e por não haver acesso direto de carro, e a consequente baixa frequência, a Praia da Justa é bastante procurada por quem busca sossego e paz.

Praia da Justa

Defronte à praia temos uma ilhota (Ilha do Maracujá), que fica bem próxima da costeira, tão próxima que facilmente chegamos lá nadando ou mergulhando com snorkeling por exemplo. Com a maré muito baixa, a profundidade da água torna possível caminhar até a Ilha, a partir da praia.

Praia da Justa

Há relatos de moradores antigos que mencionam que em dias de maré muito baixa, caminhões já passaram do Ubatumirim para a Justa levando material de construção por exemplo.

História
Existem algumas controvérsias quanto ao motivo maior que resultou este belo lugar receber o nome de Praia da Justa. Uns falam que é porque ela ajusta-se perfeitamente entre a vizinha Praia do Ubatumirim e a longa ponta de terra que invade o oceano.

Outros, dizem que Justa era um mulher revolucionária, que veio de fora. Uma das primeiras a usar calça comprida em tempos que isso era coisa de homem….imponente e independente sugerindo assim o batismo da praia, fascinante e tão marcante quando a tal mulher.

Fonte: http://www.ubatubasp.com.br/justa.htm