Praia da Ilha do Prumirim

Praia da Ilha do Prumirim

A belíssima Praia da Ilha do Prumirim, está localizada na paradisíaca IIha de mesmo nome na região norte de Ubatuba, em frente à Praia do Prumirim. Ela tem uma área de 30 hectares, seção plana e está 700 metros distante da costa terrestre.

Praia da Ilha do Prumirim - Imagem de @mario_passeios
Praia da Ilha do Prumirim – Imagem de @mario_passeios

A ilha tem como cobertura vegetal a Mata Atlântica onde predomina a vegetação de restinga, campo de samambaia e campos graminosos. O local é uma das grandes atrações de Ubatuba, onde os turistas passam o dia curtindo a praia da ilha, que tem ondas calmas, de cor esverdeada.

Ilha do Prumirim - Imagem de @brunoamirimagens
Ilha do Prumirim – Imagem de @brunoamirimagens

Impressiona as águas transparentes e como as águas da Praia da Ilha do Prumirim são normalmente calmas, e demora para começar a ficar fundo, além de temperatura quente, sendo recomendada para crianças. A ilha disponibiliza um quiosque, e os visitantes nadam e mergulham em sua encosta que tem muitos peixes ornamentais e tartarugas marinhas.

Ilha do Prumirim – Imagem de @brunoamirimagens

Estando na ilha é possível caminhar pelas pedras até a ilhota que fica ao lado, passando por algumas piscinas naturais. Não esqueça do guarda-sol, pois são poucas sombras na praia. A Ilha do Prumirim foi palco cinematográfico de filmagem do comercial da Sundown, onde uma criança corria numa areia branquinha, lembra?

Canto esquerdo da Praia da Ilha do Prumirim - Imagem de @mario_passeios
Canto esquerdo da Praia da Ilha do Prumirim – Imagem de @mario_passeios

Não se sabe ao certo o que significa Prumirim (ou também chamado de Promirim), nome indígena. Mas o nome é um completo conjunto geográfico, pois temos: o Sertão, a Cachoeira, a Praia, o Rio, o Lago e a Ilha do Prumirim.

Praia da Ilha do Prumirim
Praia da Ilha do Prumirim

Estando na Praia do Prumirim, normalmente os barcos que fazem a visitação da Ilha do Prumirim, saem do canto direito da praia, na barra do rio Prumirim. Porém, em função da maré, os barcos, também podem sair da praia a esquerda da Praia do Prumirim, local conhecido como Praia Canto Itaipú (que é mais perto da ilha). O percurso do continente até a Ilha é realizado em cerca de 5 minutos, depois é só combinar com o barqueiro o horário para que ele te busque.