Praia do Prumirim

A Praia do Prumirim é sem dúvida uma das praias mais bonitas de Ubatuba, e seu acesso é no Km 30 da Rodovia Rio-Santos, sendo também a entrada de um condomínio residencial, e após 600 metros chega-se a praia.

Praia do Prumirim

Sua orla tem aproximadamente 1.000 metros, areia amarelada, fofa, muitas conchas, cercada de Mata Atlântica, uma boa estrutura ao turista, com vários quiosques e alguns campings.

Praia do Prumirim

Em seu lado direito onde desemboca o Rio Prumirim, o mar é mais calmo, e no lado esquerdo temos boas formações de ondas propícias para o surf.

Ainda no canto esquerdo uma maravilhosa lagoa de água doce, onde comumente temos alguns pescadores, praticantes de SUP.

Praia do Prumirim

Também no canto esquerdo, uma pequena trilha leva a uma extensão da Praia do prumirim, que também é batizada de Praia (ou Canto) do Itaipú. Basicamente esta “praia” é separada do Prumirim por uma enorme formação rochosa e conta com um quiosque local.

Canto Itaipú - Prumirim

Bem a frente da Praia do Prumirim, temos a bela visão da paradisíaca Ilha do Prumirim, ponto turístico que recebe muitos barcos e escunas, onde os turistas passam o dia curtindo a praia da ilha, mergulhando e ainda dispondo de um quiosque.

Praia do Prumirim

Não se sabe ao certo o que significa Prumirim (ou também chamado de Promirim), nome indígena, mas o nome é um completo conjunto geográfico, temos: o Sertão do Prumirim, a Cachoeira, a Praia, o Rio e a Ilha do Prumirim.

Vejam que belo registro do nascer do Sol feito pelo barqueiro  @mario_passeios:

História e Lendas
Dizem os antigos que com o aproximar da lua cheia, Prumirim se enchia de mistério e a beleza da lua era o anúncio de terror na terra. O sétimo filho homem de uma família moradora do local, o senhor João Berlamino, falecido há muito tempo, transformava-se em um horrível lobisomem, um cachorro muito grande, de raça desconhecida. Ele atacava quem o via, matou gente a mordida e até com tiro. Pobre daquele que se deixava ser visto pela fera. Outras criaturas também apareciam na região, como o Boitatá, uma luz de fogo, que surgia na mata, ou a Mãe-do-Ouro, que era vista com frequência no rio da Cachoeira do Prumirim.

Praia do Prumirim

Filme “Turista”
A Praia do Prumirim ficou imortalizada no filme “Turistas”, um “thriller” produzido em 2006, realizado por John Stockwell. Os protagonistas vivem turistas roubados e sequestrados por uma gangue para extração de órgãos, e o filme causou controvérsia, foi boicotado no Brasil por causa da imagem retratada do país. Foram também realizadas filmagens na Guatemala, durante as partes em que eles estão fugindo dentro da floresta, sendo que as cenas logo no começo do filme, em que o motorista perde o controle do ônibus são filmadas em Ubatuba, e o local em que são drogados, roubados, quase espancados, e o paraíso beira-mar, incluindo a cachoeira que mergulham, são filmados na região do Prumirim.

Praia do Prumirim - Filme "Turistas"

Posteriormente o ator americano Josh Duhamel, pediu desculpas ao governo e povo brasileiro, durante uma aparição no “The Tonight Show” com Jay Leno. Ele disse que não era a intenção do filme, evitar que os turistas visitem o Brasil. A Embratur, órgão brasileiro de turismo, na época emitiu um comunicado grato pelo pronunciamento, e afirmou que eles não acreditam que o filme “Turistas”, prejudicou a imagem do Brasil, pois os espectadores sabem diferenciar a realidade da ficção.