Arautos do Evangelho Ubatuba – Lumen Maris

Arautos do Evangelho Ubatuba – Lumen Maris

A Igreja Nossa Senhora do Pilar, também conhecida como “Castelo dos Arautos”, com quase 9 mil m² de área construída, localizada na Praia do Pulso cerca de 30 Km do centro de Ubatuba, é sem dúvida, uma das grandes atrações da cidade. Esta construção se parece com um castelo em estilo medieval, no meio de uma grande área verde e com visão panorâmica para o mar.

Castelo dos Arautos - Imagem de @caminhos.do.sup
Castelo dos Arautos, Praia do Pulso e Praias da Caçandoca e Caçandoquinha ao fundo- Imagem de @caminhos.do.sup

Durante a missa além dos cânticos, a capela principal do castelo chama a atenção pela beleza dos detalhes das paredes e teto que foram pintados a mão, além dos vitrais feitos sob medida, tudo executado por artistas membros da congregação.

Castelo dos Arautos - No caminho para a Praia da Caçandoca
Entrada do Castelo dos Arautos no caminho para a Praia da Caçandoca

O acesso é por estrada de terra, a partir do Km 77,5 da rodovia Rio-Santos, o mesmo caminho que leva para a Praia da Caçandoca, e após percorrer cerca de 2 Km, chega-se ao castelo, sendo que, ao lado do mesmo, também temos a entrada de um condomínio fechado que dá acesso à Praia do Pulso.

Conheça um pouco mais sobre a Lumen Maris, contada pelo próprio Arautos:

O local é uma casa de recolhimento da instituição, um retiro espiritual, e sempre aguçou a imaginação dos turistas, moradores e pescadores que observavam este monumento no alto do morro.

Nossa Senhora no centro do altar do Castelo dos Arautos

Para erguer o empreendimento, com mais de cem cômodos, torres com guaritas e portões com 8 metros de altura, o grupo católico Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica, solicitou uma autorização, para a construção deste templo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004.

Maria Laura e Edson Conti (Curiosidades de Ubatuba) e ao centro Dr. José Antonio Millán Calvo

Foi assinado um termo de responsabilidade com o Condephaat, e o grupo assumiu o compromisso de manter intacta a área verde nativa. O grande benfeitor desta obra foi o Dr. José Antonio Millán Calvo. 

Na capela principal temos a imagem de Nossa Senhora do Pilar, confeccionada na Espanha, assim como seu manto que foi bordado manualmente. Temos outra capelinha, que após as missas funciona como confessionário. Ela é muito bem construída, luxuosa e entre as obras de arte em seu interior, temos a imagem de Nossa Senhora esculpida pelos índios do Equador e o quadro de São José que veio do Peru. 

Castelo dos Arautos
Jardim com as 12 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho

Outro  destaque do Castelo dos Arautos, porém em um ambiente reservado, dentro da morada dos congregados é um jardim com as 12 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho. A igreja realiza missa aberta ao público, que segue padrões tradicionais, incluindo parte da celebração em latim e vários cantos gregorianos, aos Domingos, em 2 horários: 8:00hs e 10:30hs, sendo aberta à visitação após a missa. Endereço: Rua Benedita Luiza dos Santos, 1777, Maranduba (Antiga Estrada da Caçandoca), Ubatuba, SP, 11681-202.

Capela menor no Castelo dos Arautos

Arautos do Evangelho – Origem
A fundação dos Arautos, pelo Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, se deu em 21 de setembro de 1999. Mas sua aprovação e reconhecimento ante a Igreja Católica se deu em 22 de fevereiro de 2001 através do Papa João Paulo II e, em 2009, foi elevada à condição de sociedade de vida apostólica pelo Papa Bento XVI. Paulistano, filho de mãe italiana e pai espanhol, João Clá Dias foi secretário de Plinio Corrêa de Oliveira na extinta Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, da qual os Arautos é uma dissidente sem qualquer vínculo

Castelo dos Arautos
Castelo dos Arautos – Uma das atrações de Ubatuba

Além de fundador, João Clá Dias foi Superior Geral dos Arautos desde a sua fundação até junho de 2017, quando, aos 77 anos, renunciou ao posto. Dois anos antes da fundação, em agosto de 1997, João Scognamiglio Clá Dias criou a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima (ACNSF), vista como embrionária dos Arautos, cuja proposta é a difusão da mensagem Mariana de Fátima, tida como contrarrevolucionária.

Castelo dos Arautos
Ilha de Maranduba vista do pátio do Castelo dos Arautos

Presente em 78 países, a Ordem dos Arautos do Evangelho tem sua casa principal no Brasil, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário ou “Monte Thabor”, sediada nas imediações da Serra da Cantareira, entre as cidades de Caieiras e Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, e seu conjunto de edifícios, erigido com auxílio de doações, ocupa uma área de 107 km² de floresta em terreno doado pelo proprietário de uma hípica desativada.

O Curiosidades de Ubatuba esteve prestigiando a missa e dez esta breve gravação:

Na casa principal funciona, também, um seminário onde os alunos aprendem italiano, inglês, espanhol, hebraico, grego, com ensino médio e cursos superiores de filosofia e teologia, com base no pensamento de Tomás de Aquino, além de ciências da religião e canto gregoriano.

Castelo dos Ararutos - Imagem de Allan @allsantosss
Visão de dentro da capela principal do Castelo dos Arautos – Imagem de Allan @allsantosss

Similaridade aos Templários
Os Arautos possuem diversas similaridades com as ordens de cavalaria medievais, como os Templários e os Teutônicos, que vão desde as regras internas como votos de castidade, pobreza, devoção altruística e vida monástica rígida e disciplinada, até o direito de responder diretamente ao Papa, concedido por decreto do próprio Vaticano, além de poder ordenar seus próprios padres e construir suas próprias igrejas.

Fonte de Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arautos_do_Evangelho