Praia do Pulso

A Praia do Pulso tem seu acesso por estrada de terra, a partir do Km 77,5 da Rodovia Rio-Santos, a mesma que leva para a Praia da Caçandoca.

Praia do Pulso

Após percorrer 2 Km por este acesso, chegamos à entrada de um condomínio fechado de alto padrão e temos também a Igreja Nossa Senhora de Fátima (conhecida como Castelo), dos Arautos do Evangelho. Estacionando o veículo neste ponto, temos o caminho mais perto para a Praia do Pulso, por uma trilha com cerca de 1 Km que se inicia ao lado desta igreja, desembocando no canto esquerdo da praia.

Praia do Pulso

O outro acesso para a Praia do Pulso, é através de uma pequena trilha, rápida, que se inicia no canto esquerdo da Praia da Caçandoca.

Praia do Pulso - Ubatuba

A praia é pequena, muito bonita, com faixa de areia de cor amarela preservada, mar calmo, limpo, areias claras, fofas e em sua orla existe um gramado comunitário muito bonito, com frondosas árvores, que fornecem uma agradável sombra em dias ensolarados.

Praia do Pulso

A Praia do Pulso é frequentada principalmente pelos condôminos, livre de ambulantes e vendedores, sem infraestrutura de quiosques, sendo um lugar reservado, aconchegante e repleto de vegetação. À sua frente, menos de 400 metros de distância, temos a Ilha de Maranduba, e mais ao longe, uma vista fantástica das Praias do Bonete (ou Bonetinho) e Praia Grande do Bonete.

Igreja Nossa Senhora de Fátima
Também conhecido como “Castelo dos Arautos”, esta é sem dúvida, uma grande atração da Praia do Pulso, com quase 9 mil m² de área construída, uma construção que parece um castelo medieval, conhecido como um retiro espiritual, que sempre aguçou a imaginação de pescadores.

Para erguer o empreendimento, com mais de cem cômodos, torres com guaritas, e enormes portões com 8 metros de altura, o grupo católico Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica, reconhecidos como ordem religiosa pelo Vaticano, solicitou uma autorização, para a construção do templo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004.

Praia do Pulso - Castelo dos Arautos

O “Castelo” que permaneceu fechado ao público por muitos anos, foi vendido em 2010 para os americanos da Sunrise Homes International, um grupo que constrói casas para estudantes em Santa Bárbara, na Califórnia.

A igreja internamente é de uma beleza suntuosa, com vitrais magníficos e visão para o mar, ao lado da igreja temos uma capelinha, muito bem construída e luxuosa, e um dos destaques do local é o jardim com as 13 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho. Neste jardim temos o privilégio de observar a Ilha e Praia da Maranduba, ao longe parte da Trilha das 7 Praias e algumas praias, e bem perto uma visão da Praia do Pulso (ver abaixo).

A igreja realiza missa aberta ao público, que segue padrões tradicionais, incluindo parte da celebração em latim e vários cantos gregorianos, aos Domingos, em 3 horários: 8:00hs, 10:30hs e 16:30hs, sendo aberta à visitação após a missa.