Praia do Oeste

A Praia do Oeste é a primeira praia na Trilha das 7 Praias partindo da Praia da Lagoinha em direção à Praia da Fortaleza.

Praia do Oeste

Neste trajeto a trilha é aberta, sem dificuldades, e a caminhada até a Praia do Oeste é tranquila e em cerca de 8 minutos chegamos a este pedaço de paraíso.

Praia do Oeste Ubatuba

A praia tem extensão pequena, águas tranquilas, entorno ornamentado com muitas pedras.e sua areia tem um tom cinza, com propriedade “monazítica” (*).

Praia do Oeste

Areia monazítica
É um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados, podendo ocorrer ao longo do litoral e em determinados trechos de rios. A areia monazítica contém uma abundante quantidade de monazita – minério constituído por fosfatos de metais do grupo do cério e de tório, principalmente o isótopo 232. Possui também significativa quantidade de urânio, que juntamente com o tório é responsável pela sua radioatividade. O termo “monazita” provém do grego monazein, que quer dizer “estar solitário”, o que indica sua raridade.

Tais areias são muito conhecidas por seus supostos efeitos terapêuticos, sendo popularmente utilizadas no tratamento de artrites e inflamações uma vez que, espalhada sobre a pele, produz uma radiação que, segundo os defensores da ideia, estimula os tecidos e favorece o fluxo sanguíneo na região afetada. Não há, entretanto, comprovação científica sobre os efeitos curativos deste tipo de areia; e, em contrário, a exposição desnecessária à radiação é cientificamente não recomendada. Já passar alguns dias longe de fatores estressantes pode de fato diminuir os sintomas de doenças crônicas.
Fonte de Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Areia_monaz%C3%ADtica

Sobre a Trilha das 7 Praias
Esta trilha está encravada em um braço da Mata Atlântica, e o percurso revela além da Praia do Oeste, as Praias do Perez, do Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul e Fortaleza. No caminho desta trilha também temos algumas pequenas praias, que às vezes desaparecem com o maré alta, mirantes, bicas d`água e contato intenso com a natureza intocável. A trilha é rica em bromélias e árvores centenárias além de algumas espécies raras de pássaros. O local é habitado por alguns veranistas e muitos caiçaras.