Praia Brava do Camburi

A Praia Brava do Camburi está localizada no extremo norte de Ubatuba, próximo à divisa com Paraty, sendo a penúltima praia do litoral norte paulista.

Brava do Camburi

Seu acesso mais usual é por trilha, que se inicia um pouco antes do Km 5 da rodovia Rio-Santos, vindo no sentido Ubatuba-Paraty. No local temos um estacionamento que pertence a uma propriedade particular, onde se inicia a trilha ao lado da residência.

Temos aproximadamente 460 metros até a praia, sendo o primeiro trecho de 250 metros muito íngreme, depois mais 210 metros plano, sempre por dentro da Mata Atlântica preservada, e o percurso total realizado em aproximadamente 15 minutos.

Brava do Camburi - Ubatuba - Litoral Norte SP

Também é possível acessar a Brava do Camburi por trilha, a partir do canto direito da Praia do Camburi, que tem um nível de dificuldade médio, um percurso de 2.600 metros, percorrendo trecho de mata de encosta.

Início da trilha para a Brava do Camburi no canto direito do Camburi

A Brava do Camburi tem águas verdes e claras, areias brancas, de orla extensa, preservada naturalmente, com mar agitado, fortes ondas, deserta, escondida entre costões de pedra, cercada por dois riachos e muita vegetação.

Brava do Camburi

A praia não oferece nenhuma estrutura turística, como presença de quiosques ou casas de pescadores, é muito procurada pelos adeptos do surf, sendo aconselhado ao turista que se aventura em visitá-la, levar água, lanches e repelente de insetos.

Brava do Camburi - Ubatuba - SP

Uma presença marcante nas areias da praia, são os Jundús, vegetação litorânea rasteira em extinção e as Maria-farinhas (“Ocypode quadrata”), um crustáceo da família dos caranguejos, encontrado em quase todas as praias com areias claras e finas.

Brava do Camburi - Maria Farinha

As Maria-farinhas são também conhecidas pelos nomes de Caranguejo-fantasma, Espia-maré, Caranguejo-da-areia, Siri-branco ou Caranguejo-branco-da-areia, e além de ariscos, têm uma velocidade incrível e estão sempre atentos a qualquer movimento diferente de seu cotidiano.

Para quem gosta de passar o dia em uma praia selvagem, a Praia Brava do Camburi é recomendada, disponibilizando bica com água potável e a natureza preservada como sempre foi.

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Também esteja alerta para a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns na região da Mata Atlântica, as mais comuns são a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), e costumam ficar no meio da trilha e especialmente em lugares que bate sol.

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um Guia Credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local.

Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!