Praia Brava do Perequê Mirim (Praia do Lamberto)

A Praia do Lamberto que a grande maioria dos turistas conhece, está batizada com esse nome, mas originalmente seu nome é Praia Brava do Perequê Mirim, e assim é descrito nos mapas oficiais da cidade. 

Praia do Lamberto

Está localizada na região sul de Ubatuba no Km 62 da rodovia Rio-Santos, próximo ao Pier do Saco da Ribeira. A praia tem apenas 50 metros de largura com areia branca e grossa. Um lugar aconchegante, que encanta, até mesmo pelo fato de estar sortida de pedras na sua extensão.

O acesso é muito fácil, seguindo pela rodovia sentido Paraty, após a Praia do Lázaro, o visitante irá avistar uma placa, com o nome da praia, e um recuo na estrada para estacionar o veículo e descer a breve rampa asfaltada.

Praia do Lamberto

Na temporada, a Praia do Lamberto recebe a visita de muitos turistas e pelo fato de se tratar de uma praia de mar calmo (realmente não combinando com o nome de “Praia Brava” (do Perequê Mirim), ela é frequentada por famílias e crianças.

Praia do Lamberto

O visitante tem como infraestrutura um quiosque, onde são vendidas porções, pastéis, lanches, sucos naturais, refrigerantes e cervejas. Estão disponíveis banheiros masculino e feminino e um chuveiro de água natural.

Praia do Lamberto

Estando no Lamberto temos a nossa direita a visão de dezenas de embarcações ancoradas no Saco da Ribeira e a esquerda ao longe vemos a Praia de Santa Rita. Quando a maré sobe, algumas vezes a praia “desaparece”.

Praia do Lamberto

Se esta praia chamada de Praia do Lamberto é na verdade a Brava do Perequê Mirim, onde está localizada a original Praia do Lamberto? De acordo com os mapas oficiais, a Praia do Lamberto é a atual praia onde temos o Instituto Oceanográfico da USP.