Praia do Ubatumirim

A Praia do Ubatumirim está localizada a 33 km do centro de Ubatuba e 39 km de Paraty. Seu acesso é por uma estrada de 2,5 Km, plana, de terra batida, secundária da rodovia Rio-Santos.

Ubatumirim

É uma praia de grande extensão, com areias finas e compactas, mar geralmente calmo, propício para crianças, com uma visão frontal de várias ilhas (dos Porcos, da Pedra, Ilhote do Negro, das Couves, e do Prumirim) e ao fundo montanhas e a Mata Atlântica preservada.

Ubatumirim

Ainda mantém as características de uma praia típica de pescadores, tendo em seu canto esquerdo o Rio Ubatumirim, que divide a enseada entre Praia do Estaleiro e Praia do Ubatumirim.

Ubatumirim - Final de Tarde

Para acessar os poucos quiosques na orla, deve-se transitar com o carro na areia da praia, o que causa muita controvérsia, por conta da “invasão” das máquinas no ambiente da natureza. 

Ubatumirim

No lado do sertão (do outro lado da rodovia Rio-Santos) encontra-se uma das mais fortes atividades de agricultura do município, onde frequentemente ocorrem festas tradicionais da comunidade caiçara. Para quem planeja se aventurar um pouco, outras atrações da região são as belíssimas cachoeiras do Sertão do Ubatumirim: A Cachoeira da Laje e a Cachoeira do Tombador.

Cercada de muita natureza, Ubatumirim atrai pela simplicidade, tranquilidade, e a beleza dessa praia, já levou o local a ser palco de produções cinematográficas e televisuais. Em seu canto direito temos a bela Praia da Justa, com acesso em períodos de marés baixas, caminhando pela costeira marítima.

Vejam esta bela filmagem aérea realizada por @fausto_ferrarias a bordo do Paratrike da @ubafly:

A provável tradução para o nome indígena Ubatumirim: Uba= cana + tuba/tyba= muitas + mirim=pequena, logo teríamos lugar de abundancia de flechas pequenas.