A Sununga é uma praia com extensão pequena, cerca de 150 metros, localizada na região sul de Ubatuba, com acesso pelo canto esquerdo da Praia do Lázaro.
Normalmente com mar agitado, areia fina e clara, tipicamente uma praia de tombo, não recomendada para um banho tranquilo. É um local ideal para admirar a força da água do mar, principalmente durante as ressacas.
As ondas vêm de encontro com a alta costeira rochosa em seu canto direito, as águas sobem, e ao retornar chocam-se com a nova onda vinda do mar, causando ondas desgovernadas e altas formações de “pirâmides” de água bem no centro da praia.
A Sununga tem visual fascinante com alguns coqueiros em sua orla e vista para o mar aberto, para a arqueológica Ilha do Mar Virado bem a sua frente.
A palavra Sununga é uma provável derivação da palavra “Cyninga” que em Tupi-Guarani significa forte e estridente barulho.
A Gruta que Chora
No canto esquerdo da praia, uma atração famosa de Ubatuba: “A Gruta que Chora”. Quando são emitidos sons em seu interior, em função desta vibração sonora, as paredes vibram fazendo com que, a água nascente que passa por cima da gruta caia do teto.
Mesmo sem a emissão de som em seu interior, em função dos ruídos das violentas ondas da Praia da Sununga, que se quebram na areia e na costeira, o teto da gruta está sempre pingando.
Skimboard
Por conta da formação de suas ondas desiguais, muitas vezes com formação lateral em relação à praia, o local normalmente recebe a presença de muitos praticantes de “Skimboard” que anteriormente era conhecido como “Sonrisal”, por conta da antiga forma da prancha redonda.
A Praia da Sununga, é reconhecida como a capital brasileira do Skimboard, atividade que vem ganhando anualmente mais adeptos da modalidade, que une características do surf e do skate, e cresce nos litorais brasileiros. Em 2016, o Brasil foi palco de abertura do Campeonato Mundial de Skimboard, o United Skim Tour (UST).
Os “skimboarders” adoram esta formação de onda de lado, chamada de “sider”, embora existam outros lugares no mundo com ondas parecidas com a da Sununga, caso da praia “The Wedge”, na Califórnia, no entanto, a onda na Sununga é da direita para esquerda, ao contrário da famosa onda californiana.