Praia das Toninhas

Praia das Toninhas

A Praia das Toninhas tem fácil acesso, localizada ao lado da rodovia Rio-santos e é vizinha da badalada Praia Grande de Ubatuba, sendo conhecida internacionalmente e muito indicada para esportes náuticos.

Praia das Toninhas
Praia das Toninhas

É uma praia de tombo, com águas cristalinas, e cerca de 1.300 metros, com areias brancas, finas, ondas fortes, vários condomínios e casas de veraneio.

O lado direito da praia é mais procurado por banhistas, famílias e pelo pessoal que curte estar à beira mar, no lado esquerdo ficam as boas ondas, e frequentada por surfistas e praticantes de “body board”.

Canto esquerdo da Praia das Toninhas
Canto esquerdo da Praia das Toninhas

A Praia das Toninhas é também famosa, pela alta qualidade de seus serviços turísticos, com ótimos hotéis, pousadas, restaurantes e  quiosques de praia.

A filmagem aérea a seguir mostra um pouco dos detalhes da Praia das Toninhas, em especial o canto esquerdo da praia.

Estão disponíveis atrações náuticas como o “Passeio de Banana Boat”, notabilizando-se também pelos cuidados com seu urbanismo e saneamento.

As Toninhas 🐬
01 de outubro é celebrado o dia das Toninhas! A menor espécie de golfinho da América do Sul. Elas ocorrem somente no Atlântico Sul Ocidental, do Espírito Santo (no sudeste do Brasil) até o Golfo de San Matias (na Argentina). Estima-se que exista, entre as regiões do Sul e Sudeste do Brasil, no máximo 10 mil indivíduos, pois a mortalidade da toninha é muito grande e isso a deixa em uma condição de maior risco. É considerada uma espécie vulnerável pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, da IUCN

Na entrada principal da Praia das Toninhas um monumento aos golfinhos (toninhas)
Na entrada principal da Praia das Toninhas um monumento aos golfinhos (toninhas)

Por serem animais costeiros, seu comportamento está diretamente relacionado aos altos números de capturas incidentais pela pesca, que acontece quando o pescador não tem a intenção da captura e ela ocorre de maneira acidental, também conhecida como “bycath”. Por isso ações de educação ambiental, estudo da pesca e trabalho junto à comunidade pesqueira são essenciais para a conservação da espécie. Podemos conhecer mais sobre as Toninhas no Museu da Vida Marinha de Ubatuba. No início de verão, época de acasalamento, é comum o avistamento de toninhas (golfinhos) perto da praia, sendo esta a razão do nome desta praia.

Praia das Toninhas - região sul de Ubatuba
Praia das Toninhas – região sul de Ubatuba

Capela sem Porta – Atração da Toninhas
Uma das atrações da Praia das Toninhas, é a Capela São Judas Tadeu, localizada bem ao lado da rodovia Rio Santos. Temos uma curiosidade muito interessante, esta capela não tem porta, ou seja, está aberta 24 horas por dia! Segundo relatos, essa capela foi erguida na década de 1960, pelo casal Sr. Luís Silva e Dona Nair, os mesmos que construíram o pioneiro Hotel das Toninhas, que posteriormente foi vendido para Dona Maria Antonieta e remodelado para Recanto das Toninhas.

Então, essa capela já existia muito antes da Maria Antonieta, que a reformou, e as imagens de santos de devoção, foram aumentando, doadas pelos hóspedes do hotel, que diziam que esta era uma capela em que as orações eram atendidas.

Lendas e Contos
Nas Toninhas, conta a história oral, ocorreram fatos misteriosos que até hoje não se sabe se são lendas ou verdade. Pouco importa quando se trata da tradição popular e do imaginário caiçara que vem a nos instigar. Outrora, Toninhas também foi passagem de pedestres que se dirigiam à cidade. Eles vinham por uma trilha que saia da Praia da Enseada, passava por toda a Praia das Toninhas e seguia para a Praia Grande. Dizem os mais velhos, que em algumas noites, passava em alta velocidade, uma carruagem escura sem o cocheiro. Quem viu afirma ser uma visão horripilante! Mas o tempo passou e as assombrações ficaram no passado. 

Uma destas histórias é a Lenda dos Marinhos:
A lenda dos Marinhos inicia-se com a constatação de uma estiada que afetava Ubatuba e região. Moradores da praia das Toninhas se queixavam com maior ímpeto da seca que comprometia a pesca de sobrevivência. Tonico Honorato, patriarca sabido das Toninhas pregava a seca como um castigo divino. Ante a voz ancestral, o povo rezava e, enquanto elevava suas prezes para o céu, dois amigos; Júlio e Camilo reparavam na estranha conduta do colega Marino que estava arredio, mas com um êxito inusitado na atividade da pesca. Seguindo-o puderam presenciar o surgimento das águas de uma encantadora mulher com a qual Marino se estreitou em um idílico abraço.

Ondina, filha das ondas e, casada com Marino, formariam, os dois, o venturoso lar dos Marinhos.
Ondina, filha das ondas e, casada com Marino, formariam, os dois, o venturoso lar dos Marinhos

Um dia, a fascinante mulher emergida das águas tardou em aparecer e, contrário às outras vezes, mostrava muito ansiosa por voltar para o mar. O amante quis retê-la e na luta conseguiu ver na garganta dela uma enorme guelra vermelha que nos peixes funciona como órgão respiratório. Em um gesto rápido Marino extirpou a guelra de Ondina que lhe impedia falar e que a condicionava a viver nas profundezas do oceano. Após este gesto de amor, Marino e Ondina trocaram juras de amor eterno e formaram o lar dos Marinhos na Praia das Toninhas. Leia a lenda na íntegra: https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/os-marinhos/

História – A Explosão de um OVNI
Esta é sem dúvida, uma das curiosidades mais impressionantes que já aconteceu em Ubatuba! Pois para o avistamento de objetos voadores não identificados, temos inúmeros relatos em todo o mundo, mas sobre a explosão de um deles, isso é inédito até então. A Praia das Toninhas em 1957, tinha poucas casas, 6 ou 7 no máximo, e era comum os moradores e pescadores locais, alugarem um espaço para alguns turistas que visitavam a cidade, muitas vezes para pescar.

Explosão de OVNI em Ubatuba na Praia das Toninhas

Em 7 de setembro deste ano, vários banhistas observaram um OVNI descer rapidamente dos céus, manobrar sobre a Praia das Toninhas e posteriormente explodir, liberando diversos fragmentos de metal, que foram coletados e enviados para análise em laboratórios especializados. O objeto vinha numa velocidade incrível, e quando estava prestes a se chocar contra a água, deu uma guinada para cima, explodindo em seguida, liberando chamas brancas e fragmentos sobre o mar, próximo aos banhistas.
Leia a história na íntegra, acesse: https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/ovni-em-ubatuba/

Vem pra Ubatuba?
Seja bem-vindo(a) ao paraíso, mas nos ajude a preservar a natureza local, seja responsável, cuide de seu lixo.

Fonte de Informações:
Instagram do @institutoargonauta
Maria Rita @mariaritapecucci
Livro: Ubatuba, Espaço, Memória e Cultura