Praia do Groza (ou Prainha do Camburi)

Ubatuba tem 102 praias catalogadas, um litoral muito recortado com algumas praias muito pequenas. Várias são as praias que desaparecem com a maré alta. É o caso da Praia do Groza ou Prainha do Camburi que está localizada na região norte de Ubatuba, e seu acesso é por uma breve trilha, que se inicia no canto direito da Praia do Camburi, atravessando um riacho, próximo ao local onde temos a concentração de vários pescadores e canoas.

Praia do Groza
Foto de: https://www.vivaubatuba.com.br/praias/prainha-do-camburi/

O acesso até a praia é rápido, basicamente uma leve subida e consequente descida, realizada em cerca de 5 minutos de caminhada, lembrando que a praia somente pode ser visitada quando a maré está baixa, caso contrário teremos a visão de um monte de pedras enormes envolvidas pela água do mar.

Praia do Groza
Foto de Manuel Guerrero @guerrerotrotamundos https://guerrerotrotamundossite.wordpress.com/2016/10/12/praia-do-camburi-ubatuba/

Quando a Praia do Groza aparece, temos uma vista deslumbrante, um ar levemente rebelde, um espaço de areia pequeno, ornamentado com muitas pedras de vários tamanhos, cores e formas. Cada uma com sua dimensão e contorno irregular, dando asas a nossa imaginação, como uma grande exposição artística.

As marés embalam-se em um movimento incessante, de ir e vir, fortemente contra as pedras, como se as estivessem esculpindo, por isso o nome “groza” (lima grossa que serve para desbastar madeira, couro, ferro ou o casco de cavalgaduras).

Chegada a Praia do Groza
Chegada a Praia do Groza (Vista da trilha)

Estando na Praia do Groza, avistamos ao longe a Praia Brava do Camburi que até parece estar bem perto, mas que na verdade para chegar até lá é preciso enfrentar uma nova trilha por dentro da Mata Atlântica, um percurso com cerca de 2.600 metros.

Região do Camburi -Extraída do Google Maps

No lado direito da praia, podemos encontrar areia monazítica, areia medicinal, normal em lugares que disseminam rochas eruptivas ou como produto de desagregação, misturando-se nas areias. O local também é muito procurado por pescadores, que encontram no lugar o sossego necessário para relaxar e refletir.

Inicio da Trilha para a Praia do Groza
Inicio da Trilha para a Praia do Groza

A Região do Camburi situa-se no extremo norte de Ubatuba e encontra-se integralmente dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), e parcialmente nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Este é um verdadeiro paraíso selvagem em meio à reserva florestal na divisa com Paraty-RJ.

História
Os mais antigos contam a lenda, que, há muito tempo atrás, um negro morreu no local e que seu corpo virou plâncton, por isso, quando a noite cai e as águas tocam as pedras, tornam-se instantaneamente fosforescentes. “Um espetáculo à parte!”

Preserve o Paraíso
Não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas é importante divulgarmos estas mensagens, pois é preciso diminuir a quantidade de lixo deixado nas praias, trilhas e cachoeiras. É importante ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza.

As atitudes de preservação precisam ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Precisamos manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada. Pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Preserve, e também respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.

Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós.

Fonte de Informações: https://www.ubatubavirtual.com.br/grosa.htm