Festa da Chegada do Verão (Dia do Sol Ubatuba)

Um curioso fenômeno acontece anualmente entre os dias 21 e 22/12, o Solstício de Verão, um fenômeno que torna este o dia mais longo do ano, sendo Ubatuba a primeira cidade do hemisfério sul a receber os raios de sol da estação do verão.

Outro dado interessante é que os primeiros segundos de cada hora do horário oficial do Brasil, emitidos através de Brasília, também iniciam-se em Ubatuba pois este horário tem a linha do meridiano como ponto de partida na longitude 45º exatamente onde situa-se Ubatuba.

Praça de Capricórnio - Solstício

O evento “Dia do Sol Ubatuba” em 22/12 celebra o solstício, e normalmente é realizado na Praça Capricórnio (ver imagem acima), no centro, onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio e marca o zênite solar (início oficial do verão). O Verão começa em Ubatuba!

Explicação Científica
O Solstício de Verão Austral ocorre no dia 21 de dezembro e marca o início do verão no hemisfério sul, é quando a direção do sol encontra-se no Trópico de Capricórnio, assumindo na esfera celeste (céu), o seu afastamento austral máximo ao Equador Celeste. De qualquer lugar da Terra, o sol apresenta-se no céu nessa mesma direção, porém não é possível vê-lo da calota polar Ártica porque está abaixo do horizonte.

De Ubatuba, onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio, cujas coordenadas são 23°26’29’’ sul e 45º04’34’’ oeste, o Sol está praticamente a pino no dia 21 de Dezembro, às 11h58 (12h58 no horário de verão). Nesse momento a projeção de sombras de objetos verticais fica exatamente abaixo, dando a impressão da inexistência da mesma.