Sabia que boa parte das filmagens foram realizadas em Ubatuba, na Praia do Prumirim e na Sununga? E que os pinguins do Aquário de Ubatuba, foram treinados para interpretar o Dindin? Em 2011, João Pereira de Souza resgatou e salvou um pinguim-de-magalhães, após encontrá-lo coberto de óleo na Praia de Provetá em Ilha Grande (RJ). Batizado de Dindin, a ave voltou todos os anos para visitá-lo, até deixar de ser vista na região desde 2018.

A história ganhou proporções “hollywoodianas”, quando o cineasta e defensor dos oceanos, David Schurmann, produziu o filme “The Penguin & The Fisherman” (“O Pinguim e o Pescador”), que teve o Brasil como principal locação desta produção internacional. Com carreira impulsionada no exterior pelo filme “Pequeno Segredo” (representante brasileiro do Oscar em 2017), Schurmann foi convidado para dirigir essa obra 100% financiada pelo estúdio norte-americano City Hill Arts, de Los Angeles.
Sobre o filme
A tocante história -baseada em fatos reais, entre um pinguim e um pescador trouxe para Ubatuba e Paraty cerca de 40 profissionais de 10 nacionalidades, incluindo o ator francês Jean Reno (“O Profissional”, “Missão Impossível”), a atriz mexicana nomeada ao Oscar Adriana Barraza (“Babel” e “Rambo: Até o Fim”) e o inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar e do BAFTA de Cinema, na categoria Melhor Fotografia, por seu trabalho em “Quem Quer Ser um Milionário?”.
Dentro deste cenário, equipe e elenco brasileiros atuaram em parceria com profissionais consagrados vindos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, México e Uruguai. Como o título do filme indica, entre os protagonistas está um pinguim, ou melhor, alguns pinguins do Aquário de Ubatuba, se revezando no papel sob o cuidado da argentina Daktari Animales Actores, liderada por Fabian Gabelli, professor e pesquisador da Universidade de Buenos Aires e treinador de animais. Após sete semanas no país, 15 profissionais da equipe técnica embarcaram para a Patagônia, na Argentina, onde se uniram a mais 60 talentos locais em uma semana para filmagens de cenas complementares. Agora, o cineasta brasileiro se prepara para acompanhar a pós-produção que será realizada na Europa.

A distribuidora Roadside Attractions teve os direitos para distribuir o filme “The Penguin and the Fisherman” (em português, O Pinguim e o Pescador), nos Estados Unidos. Para contar a história real de uma inusitada amizade entre o pinguim Dindim e o pescador João de Souza, a produção internacional investiu mais de R$20 milhões, recrutou nomes premiados do cinema mundial vindos de diferentes países e escolheu Ubatuba como cenário. O set principal foi construído na Praia do Prumirim e o Centro de Convenções também serviu como locação. Foram gravadas ainda cenas na Praia da Sununga, em Paraty e na Patagônia argentina.
No elenco, mais nomes de peso. O pescador João é interpretador pelo ator francês Jean Reno que tem ao seu lado a mexicana Adriana Barraza, atriz indicada ao Oscar por “Babel” e que, recentemente, se destacou no filme “Besouro Azul” da DC. Já para representar Dindim, o pinguim, foram usados animais do Aquário de Ubatuba, que se revezavam no papel. A produção usou também bonecos animatrônicos, robôs realistas, para algumas cenas.

Estivemos na Pré Estreia do filme “Meu amigo Pinguim”, um evento aconteceu em 19/08/2024 no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi em São Paulo. E tivemos a oportunidade de uma breve conversa com Hugo Gallo que nos contou um pouco dos bastidores das gravações, que utilizou seus pinguins (do Aquário de Ubatuba) para interpretar “Dindin”.
Fonte de Informações
https://correio.rac.com.br/entretenimento/filme-sobre-amizade-entre-pinguim-e-pescador-brasileiro-e-finalizado-1.1328060
https://oubatubense.wordpress.com/2024/02/17/gravado-em-ubatuba-o-o-filme-the-penguin-and-the-fisherman-em-portugues-o-pinguim-e-o-pescador-sera-lancado-nos-estados-unidos/
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/12/22/joao-e-dindin-pinguim-visita-pescador-que-o-salvou-no-rj-e-inspira-filme.htm