Dr. Lycurgo Barbosa – “O Pioneiro”

Não devemos e nem podemos jamais deixar de citar a presença marcante do povo taubateano em Ubatuba, representado pelo seu filho maior, o empresário, contador, advogado e jornalista Dr. Lycurgo Barbosa Querido. O desenvolvimento econômico de Ubatuba está ligado à sua figura.

Dizem os mais antigos que aquele que não conhece a história de Lycurgo não consegue enxergar o futuro de Ubatuba. Pois bem, Lycurgo Barbosa Querido nasceu em Taubaté em 15 de janeiro de 1912. Sua formação profissional, cultural e intelectual passou pelos cursos de Contador, Direito e Jornalismo por vocação.

Lycurgo Barbosa Querido

Chegou em Ubatuba aos 14 anos de idade, isso em 1927, pelas mãos de Félix Guisard.

Lycurgo possuía espírito empreendedor. Seus investimentos em Ubatuba datam a partir da década de 40, quando trouxe a primeira companhia telefônica para Ubatuba (a “Tupi”), e que servia a todo o Litoral Norte. Nesta época era acionista, com 49% das ações, da Companhia Telefônica Tupi em parceria com o Governo Estadual que detinha 51% das ações (antiga Telesp).

Fundador e Presidente da Companhia de Táxi Aéreo Valpar, inaugurou os pioneiros voos regulares Ubatuba – São Paulo, estimulando o fluxo de turistas na cidade.

Foi também o fundador do primeiro clube social de Ubatuba, o Itaguá Praia Clube. Sua sede consistia em quadras de tênis, bocha, vôlei, basquete e futebol de salão, era localizado onde hoje é a “feirinha” de Ubatuba. Construiu o monumento ao Cristo Redentor, erguido no bairro do Acaraú, no Itaguá. Foi também fundador e editor chefe do Jornal “A Tribuna Caiçara” e a “Tribuna de Ubatuba”.

Em 1948, o primeiro título de Cidadão Honorário da cidade foi cedido, pela Câmara dos Vereadores, a Lycurgo Barbosa Querido. Em 1968, criou a primeira gráfica e editora da cidade, Anchieta do Brasil. Fundador do Rotary Clube de Ubatuba e Taubaté, foi Governador do Rotary Internacional nos anos de 1981 e 82. Advogado atuante, tinha trânsito e presença marcante no Fórum de Ubatuba.

Inaugurou a primeira imobiliária em Ubatuba: Departamento Imobiliário Central. Hoje é a Querido Imóveis, no Itaguá. À frente da imobiliária foi o precursor dos loteamentos em Ubatuba. O primeiro condomínio na cidade foi o Balneário Virotininja e desenvolveu diversos loteamentos como o Gurilândia Caiçara com mais de mil lotes no Itaguá até o Estufa II, o Jardim Acaraú, também no Itaguá, com mais de 20 casas populares. Jardim Esplanada, Vivamar, Perequê-Açú entre outros. Construiu também o Balneário Piratininga, Hotel Miramar, Edifício Itaguá e outros.

Instalou uma pedreira, sob o gerenciamento do Sr. Thiago Darcy Castilho, para extração e exportação de granito verde, que recebeu o reconhecimento internacional, sendo patenteado de Granito Verde Tipo Ubatuba, o melhor do mundo.

Dr. Lycurgo foi vereador em Ubatuba. Este cidadão taubateano e amante ferrenho de Ubatuba, foi homenageado uma única vez, em 1948, pela Câmara Municipal de Ubatuba, quando recebeu o título de “Cidadão Honorário da Cidade”

Lycurgo tinha, além de empreendedor, preocupação social muito grande. Em suas viagens para Alcântara, no Maranhão, deparava com uma miséria imensa e falta de assistência médica à essa população. Fundou a Associação de Misericórdia de Alcântara, hospital para pobres, dotado de excelentes aparelhos cirúrgicos e hospitalares. A partir de 1977 viajava duas vezes por ano acompanhado de equipe médica, onde permaneciam atendendo mais de três mil pessoas. Após a sua morte em outubro de 1982, a Santa Casa de Alcântara recebeu seu nome, como reconhecimento daquela população.

Fonte de Informações:
http://www.ubaweb.com/ubatuba/personagens/index_per_masc.php?pers=lycurgo

http://ubatubense.blogspot.com/2011/09/ubatuba-1947-dr-lycurgo-barbosa-querido.html