Praia Lança Cavala

A Praia Lança Cavala está localizada na Comunidade da Almada, região norte de Ubatuba. É um lugar pouco conhecido, e o caminho até lá é o mesmo realizado para acessar a Praia da Almada e depois seguir para a Praia do Engenho.

Lança Cavala

No canto esquerdo da Praia do Engenho inicia-se o percurso, por uma trilha chamada de “estrada”, basicamente uma subida de morro e consequente descida até a Lança Cavala, realizado em 15 minutos, cerca de 750 metros.

A praia também é chamada de Laço da Cavala, tem aproximadamente 50 metros de extensão, e nem consta em muitos mapas turísticos da cidade de Ubatuba.

Praia Lança Cavala Ubatuba

As imagens da beleza de uma praia com vocação intimista, se apresentam com muitas pedras espalhadas na orla, e atiçam os olhos dos visitantes. Antigamente os moradores do Engenho e da Almada puxavam suas redes nesta praia e pescavam grande quantidade de cavala (*), peixe muito apreciado pelos caiçaras, dai o nome Lança Cavala.

Lança Cavala
Outra opção de acesso para Lança Cavala, é pelo mar, por caiaque, ou Stand Up e no percurso pode-se visitar o cultivo de  mexilhões na baía. Assim como a Almada e Engenho, a Praia Lança Cavala possui águas rasas e claras, ideal para o banho de mar em família e prática do mergulho livre.

Lança Cavala

(*) A cavala é um peixe “planctívoro”, um consumidor primário, com menos quantidade de mercúrio, chumbo, ou cádmio. Rico em termos nutricionais, e é mais saudável do que o salmão ou o  atum, além de ser um peixe saboroso, é rico em ácidos gordos ômega 3.

A Seguir vídeo editado do percurso (trilha) até a Praia Lança Cavala:

Preserve o Paraíso
Não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas é importante divulgarmos estas mensagens, pois é preciso diminuir a quantidade de lixo deixado nas praias, trilhas e cachoeiras. É importante ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza.

As atitudes de preservação precisam ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Precisamos manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada.

Pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Preserve, e também respeite os animais silvestres, não tire nada da natureza além de fotos.

Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós!