Praia da Palmira

A pequenina Praia da Palmira nem consta na maioria dos mapas. Está localizada na região Sul de Ubatuba e seu acesso usual é somente por mar, visto que nem trilha aberta até a mesma temos.

Praia da Palmira

A praia tem aproximadamente 6 metros de largura e fica escondida numa pequena baía dentro da grande Enseada da Fortaleza. A Praia da Palmira está entre as Praias Domingas Dias e Praia da Barra, separada por uma enorme costeira rochosa, é pouca conhecida e não é comum escunas ou barcos de pescadores na região.

A praia oferece muita sombra devido às enormes árvores presentes, uma bica de água doce, que vem diretamente da Serra do Mar, várias pedras na areia avermelhada, e a água do mar é normalmente esverdeada.

Praia da Palmira

Estando na Palmira temos uma bela visão da Ilha do Mar Virado, da Praia Vermelha do Sul, Praia do Costa, e da Fortaleza, e quando a maré está alta, a praia desaparece.

Praia da Palmira

Uma alternativa para chegar até a Praia da Palmira é de Stand Up, a partir da praia mais próxima, a Domingas Dias por exemplo, ou uma aventura um pouco mais longa a partir da Vermelha do Sul como mostra este post publicado por nossos amigos do @caminhos.do.sup:  https://caminhosdosup.com.br/vermelha-do-sul-praia-da-palmira-ida-e-volta/ .

Praia da Palmira

“Caminho” pela mata até a Praia da Palmira
Alguns trilheiros experientes e “mateiros” realizam o acesso até a Praia da Palmira por via terrestre a partir da rodovia Rio-Santos. Tendo o início desta trilha (não catalogada) extremamente fechada, próximo a bica de água que temos no alto do Morro do Pião, entre o acesso para a Praia Domingas Dias e a entrada para a Estrada do Monte Valério – Rio Escuro.

Esboço da “trilha” pela mata até a Praia da Palmira

Bem ao lado desta bica temos uma “picada” (caminho aberto na mata fechada a golpes de facão ou foice), e é  por aí que subimos no morro e em seguida devemos andar por uma estrada de terra abandonada, e depois andar pela mata para chegar até a praia (sempre com o auxilio de um GPS). Este é um “caminho” apenas para conhecimento e curiosidade, pois não recomendamos realizar, não sendo uma trilha auto guiada. O percurso não tem grandes subidas pois vai contornando o enorme morro e a distância entre a rodovia e a praia é de aproximadamente 2 Km.

Lembre-se: Temos que ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza. As atitudes de preservação de nosso meio ambiente devem ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Na natureza é importante manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada. Pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e faz desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós.