Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo está localizada na região sul da cidade uma das mais belas de Ubatuba e normalmente está deserta. O acesso terrestre é realizado por trilha, no mesmo caminho para a Praia das 7 Fontes, que se inicia no canto direito da Praia da Ribeira.

Praia do Flamengo

A trilha é bem aberta, com início em subida e em cerca de 25 minutos de caminhada a partir da Praia da Ribeira chega-se a Praia do Flamengo.

No caminho temos um visual maravilhoso do Saco da Ribeira, com muitas embarcações atracadas, também um ponto de água potável está disponível no meio da trilha. No alto da trilha, antes de iniciar a descida (por uma enorme escadaria), temos a visão privilegiada da Praia do Flamengo.

Praia do Flamengo
Praia do Flamengo vista da trilha

A Praia do Flamengo é muita preservada, pouco frequentada, apresenta areia amarelada, águas tranquilas e dispõe de algumas moradias. É comum a presença de barcos ancorados que escolhem este paraíso para passar um dia em família.

Trilha para a Praia do Flamengo

No canto esquerdo da praia uma fonte de água potável e no canto direito, uma enorme costeira rochosa que separa a Praia do Flamengo da Praia do Flamenguinho. Alguns aventureiros se arriscam pela costeira para chegar na Praia do Flamenguinho, o que não recomendamos pois é muito difícil e perigoso.

Praia do Flamengo

Temos um quiosque disponível, próximo ao meio da praia, e é neste ponto que se inicia a trilha, íngreme e com forte descida, que finaliza o percurso na Praia das 7 Fontes.

Antiga placa na Praia do Flamengo

Vem para Ubatuba? Aproveite para curtir o “barulho” da natureza em seu entorno. Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós.