Praia do Estaleiro

A Praia do Estaleiro está localizada a 33 Km do Centro de Ubatuba e o acesso é por via secundária de terra batida, na altura do Km 15,3 da Rodovia Rio-Santos. E após aproximadamente 1 Km beirando um manguezal, chega-se à praia onde é comum o tráfego de veículos na orla.

Estaleiro

É um praia extensa, muita tranquila, com bastante natureza, e uma faixa extensa de areia compacta, escura, com aproximadamente 1,5 Km de extensão, mar calmo, próprio para famílias com crianças e acesso náutico.

No canto esquerdo uma costeira rochosa arborizada, onde situa-se a Villa do Mar, sendo conhecida pela comunidade local também como Praia do Estaleiro do Padre, e no lado direito, temos o Rio Ubatumirim que faz a divisa com a Praia do Ubatumirim.

Praia do Estaleiro

Da Praia do Estaleiro é possível avistar as Ilhas da Pedra, Redonda, do Negro, das Couves, Ilhas Pequena dos Porcos e Prumirim.

Estão disponíveis alguns quiosques rústicos na beira da praia, e ao amanhecer e entardecer avistam-se os pescadores com suas embarcações, sendo que às vezes, eles vendem seu pescado ali mesmo na praia. É uma típica Vila de Pescadores.

Praia do Estaleiro

Praia do Estaleiro do Padre a origem do nome
A praia é conhecida como Praia do Estaleiro do Padre, pois teve um frei de nome Pio Populin que veio da Itália em meados dos anos 60, e se apaixonou pelo povo do sertão do Ubatumirim. Vendo a carência da comunidade, construiu o estaleiro, e uma canoa onde levava a comunidade para cidade, para tratar da saúde e comércio em geral. Frei Populin também construiu em Ubatuba, um posto de saúde, nossa creche Francisquinho, a Igreja São Francisco de Assis e um lindo asilo.

História – Cemitério Centenário do Ubatumirim
Contam os moradores que além de todo o motivo familiar para as visitas ao local, o Cemitério Centenário do Ubatumirim que fica na Praia do Estaleiro, também é tido como uma atração turística, pois, além de estar próximo à praia e ter pessoas da história de Ubatuba sepultadas no local, ainda há o fato de ser centenário e ter recebido todos os escravos falecidos da região.

Cemitério Centenário do Ubatumirim – Imagem: Google Maps

O acesso é no canto esquerdo da praia, entrando em uma via ao lado do Quiosque do Jeremias, passando pelo Coletivo Neos (Instituto de Sócio Biodiversidade) antes de chegar ao cemitério.

No início de 2018, a Prefeitura de Ubatuba entregou obras de benfeitorias no Cemitério Centenário. Dentre as melhorias tivemos a melhora de seu acesso, que antes só era feito a pé através de trilha, o que gerava transtornos para as famílias nos cortejos fúnebres e agora veículos motorizados já podem transitar até o local.